Editor de história em quadrinho e editor de charge
- Marianna Carla Costa Tavares
- 14 de ago. de 2015
- 2 min de leitura
O editor de história em quadrinho surge com base nas dificuldades apresentadas por alunos que não sabem utilizar computador e que não são alfabetizados. O público é, precisamente, crianças em processo de alfabetização, dessa forma podemos perceber um design voltado a esse público, bem como afirma Bim, “uma interface adaptada às limitações e necessidades do usuário”, além de ter diversos recursos que facilitam a interação e liberdade de expressão da criança. Por ter essa liberdade e esse tipo de interface também é possível fazer charges em um editor de quadrinhos!

A ideia de um editor de história em quadrinhos para ajudar no processo de alfabetização de crianças é interessante por diversos motivos. Primeiramente, porque é de extrema importância que haja o interesse na leitura por parte do aluno, sendo assim, o HQ pode ser uma boa porta de entrada para que a criança se interesse pelo ato de ler e comece a buscar outros gêneros textuais. Em segundo lugar, percebemos que o editor dá liberdade de criação para o usuário, assim, o aluno poderá criar histórias dentro de seu próprio contexto cultural e social. Por fim, também acredito que o editor vá interferir na relação professor-aluno e aluno-aluno, facilitando o processo ensino-aprendizagem.
Após ler sobre o assunto tive a vontade de fazer um plano de aula que envolva o editor. Então, vamos lá...
Como seria uma aula com um editor de quadrinhos em uma turma com alunos em processo de alfabetização?
Plano de aula:
(Aula no turno matutino, turma de 3º ano - alunos já alfabetizados)
Aula 1
07h00 - Recepção da turma com uma atividade de leitura da Turma da Mônica.
09h30 - Intervalo
10h00 - Atividade na sala de informática para ensinar a utilizar o HagaQue
11h30 - Despedida.
Aula 2
07h00 - Roda de conversa sobre assuntos diversos relacionados a história lida no dia anterior. (Fazendo perguntas críticas em relação aos acontecimentos, bem como perguntas pessoais que incentivem a criança a refletir sobre si como sujeito)
08h00 - Identificar aspectos próprios do gênero HQ.
09:30 - Intervalo.
10h00 - Produção da história em quadrinho no HagaQue.
11h30 - Despedida


Comments