top of page

Mundos Virtuais Educacionais

  • Marianna Tavares
  • 19 de nov. de 2015
  • 2 min de leitura

"Os mundos virtuais 3D cada vez mais são vistos como uma extensão computacional do mundo real, com pessoas, lugares e objetos com os quais se pode interagir. Seus recursos (avatares) permitem que os usuários se sintam cada vez parte integrante do mundo, diminuindo a distância entre o real e o virtual."

"O Mundo Virtual não pode ser tratado apenas como "mais uma ferramenta" para melhorar a aprendizagem. Deve ser considerado como um poderoso instrumento de aprendizagem distinto dos métodos tradicionais. Os métodos tradicionais se diferenciam dos Mundos Virtuais 3D exatamente por não permitir a descoberta e a exploração do conhecimento, o que impede que os alunos construam seu próprio saber de forma mais duradoura por não serem alicerçados numa experiência pessoal. Esta experiência trouxe para os participantes novos olhares quanto ao uso das tecnologias em sala de aula, relatos de professores e alunos firmam a necessidade de se investir em ambientes similares para suprir as lacunas existentes hoje em sala de aula e tornar este mundo novo das tecnologias presente também no contexto educativo. Muitas foram as contribuições dos professores e alunos que deixaram explícitos suas expectativas para acessos futuros. Muitos gostariam de um ambiente em sua língua materna, possibilidade de construção de novos espaços por eles mesmos. Salas temáticas que reproduzissem situações educativas como o Big-Bang, História do Brasil, História Natural, Museu de Fosseis e ambientes diferenciados da nossa realidade, como o centro da terra, mundo subaquático, planetas do sistema solar, elementos que pudessem ser utilizados por portadores de necessidades especiais, espaços onde fosse possível interagir através da música com os demais usuários conectados. e também salas temáticas para as disciplinas do ensino regular."

Fonte: http://www.icbl-conference.org/proceedings/2013/papers/Contribution69_a.pdf

A partir dessa pesquisa pude perceber que a RV está sendo desenvolvida no país, contudo, não tanto quanto poderia. Concordo que usar a RV em sala de aula seria muito interessante, contudo, a afirmação de que métodos tradicionais não permitem a descoberta e exploração do conhecimento mostra o pouco contato com práticas pedagógicas dos desenvolvedores dessa pesquisa - e talvez de muitos dessa área. A Escola Nova, por exemplo, possibilita a descoberta e exploração baseados na experiência, bem como o Método desenvolvido por Maria Montessori e OS DOIS são métodos pedagógicos tradicionais.

Escolhi esse artigo para explorar a RV porque achei interessante a proposta de trazer um ambiente virtual que reproduzissem situações educativas, foi esse aspecto que fez com que eu percebesse que a RV tem muito a contribuir para educação.


 
 
 

Comments


Featured Posts
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2023 por Anim8. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook Globe
  • Google+ Globe
  • Twitter Globe
bottom of page